No setor de Nhacra, duas tabancas vizinhas da Secção de Nhoma, Iwncum e Sum, disputam há anos a posse duma bolanha.
Tudo começou com os trabalhos da reabilitação da bolanha comum e da nova divisão que daí resultou. A tabanca mais povoada foi desfavorecida.
Com base na informação recolhida, o GKP Oio optou por promover encontros em separado e depois em comum com as partes que disputam a posse da bolanha.
Depois de ter ouvido as partes envolvidas no conflito e também as autoridades administrativas de setor Nhacra, o comité de Nhoma e o pastor de igreja Evangélica residente na tabanca de Sum, todos foram unânime em afirmar que, a única pessoa capaz de ajudar a resolver esse conflito é o senhor que responde pelo nome de António Muntrus.
O levantamento realizado no terreno permitiu constatar que não há boa relação de vizinhança entre os habitantes de Iwncum e Sum. Ambas evitam contacto entre si por medo de represálias.
Habitantes de Iwncum continuam a protestar contra a divisão não equitativa da bolanha.
Ao mesmo tempo, os jovens de Sum querem ver saldada uma antiga divida por parte dos jovens de Iwncum. Também foi constatado no terreno que os moradores de Iwmcum não têm acesso à água potável, enquanto que os de Sum têm esse líquido em abundância. Os habitantes de Iwncum não ariscam procurar água em Sum, por medo da retaliação.
Foi percetível que este conflito ainda está aberto devido a sentimentos de desconfiança entre os habitantes das duas tabancas. A verdade é que houve pouca intervenção do Grupo de GKP Oio, porque o Sr. António Muntrus que é a pessoa mais indicada para jogar o papel fundamental na resolução deste conflito, está doente e não pode intervir.
Como recomendações para a solução sustentável deste desentendimento comunitário ligado à disputa de bolanha e, consequentemente sua delimitação, o grupo GKP de Oio, sugere: