09.05
Da desconfiança à convivência religiosa

CONFLITO INTRARRELIGIOSO E INTRAFAMILIAR EM SARE DELO MAUDE

Estado: INATIVO
Última avaliação: 2025/10/16

CONTEXTO

Este conflito intrarreligioso em Saré Delo Maude não integrou as primeiras mediações realizadas na região de Gabú, tendo sido selecionado posteriormente devido à sua elevada visibilidade pública em 2016.

A instrumentalização do conflito por um ator político, que utilizou a sua função para favorecer uma das partes, expôs fragilidades na aplicação do princípio da laicidade do Estado e no enquadramento institucional dos assuntos religiosos. A mediação incidiu, assim, na reposição do diálogo comunitário, na neutralidade das autoridades públicas e na prevenção de interferências políticas em matérias de fé.

Análise inicial da situação de conflito

A construção de uma mesquita em Sare Delo Maude divide os irmãos muçulmanos em relação ao legado de Muhammed como profeta. Apesar do sentimento de união, o Islã possui diferenças internas. Dentre as várias doutrinas existentes no Islã, o Sufismo e Ismaelitas, são as que possuem maior número de fiéis.

Os Xiitas são “partidários de Ali”, que após a morte do profeta, desejavam que seus descendentes diretos governassem a religião.

Enquanto os Sunitas (termo proveniente de sunnah, “tradição”) defendiam que fosse uma pessoa escolhida pelos próprios muçulmanos.

A polêmica em Sare Delo Maude envolve uma criança de sexo masculino e que algumas pessoas da aldeia que pensam que ele possui poderes espirituais fora do comum. E foi esta criança que indicou o local onde deve ser construída uma nova mesquita em vez de reconstruir a antiga, como era o desejo da maioria.

Um grupo de fiéis contestaram o projeto, e criticam à construção da mesma como sendo para fins populistas por parte de grupos Xiitas (financiadores).

PASSOS DADOS NA MEDIAÇÃO DO CONFLITO

Com base nos critérios de realização de encontros de auscultação e de sensibilização junto dos habitantes de Saré Delo Maude, Badim–Kafó, no seu primeiro contato com as partes em divergência, realizou dois encontros em separado com os fieis das duas alas desavindas, com seus apoiantes, para análise de aspetos relacionados com a construção da nova mesquita e porque não a reconstrução da antiga.

Evolução do conflito identificado (no terreno)

Propostas de solução a nível local

DESFECHO DA MEDIAÇÃO

Foi importante registar a melhoria das relações no seio dos fiéis muçulmanos da aldeia de Sare Delo Maude, após as reuniões realizadas pelo Badim-Kafó. O projeto da construção da nova mesquita foi negociada e aceite por todos e foram retomadas também as outras atividades suspensas, por exemplo, estão agora a participar juntos nos batismos, nos casamentos e nas cerimónias fúnebres.

Recomendações para a solução sustentável a nível nacional

Neste âmbito os/as representantes eleitos de Badim-Kafó, apoiados pela Rede Fórum de Paz, identificaram as seguintes propostas para atingir uma solução sustentável:

  • Despolitizar a religião;
  • Assembleia Nacional Popular: criar uma comissão especializada para assuntos da paz religiosa;
  • Assembleia Nacional Popular: criar uma legislação sobre financiamentos externos das congregações religiosas;
  • Encorajar o governo através de (Ministério da Administração Interna) para adotar uma lei sobre as concessões e construção de edifícios religiosos (mesquitas);

§ Envolver as diferentes organizações islâmicas, na supervisão e construção de novas mesquitas.