Jogo das vacas

Jogo coletivo indicado para dividir grupos grandes em subgrupos de forma dinâmica e participativa. Ajuda a criar e fortalecer uma identidade coletiva (número, cor, gesto comum) e favorece que todas as pessoas se vejam e se reconheçam. Especialmente útil no início de atividades com muitos participantes ou em encontros de vários dias, para facilitar o reconhecimento mútuo e a saudação entre todas e todos.

Nível de energia: Moderado
Fase(s) da caminhada:
Tipo de elemento didático:
Participantes:
Tamanho do Grupo: Grande, 120 pessoas (com subgrupos de <15)
Duração (sem a reflexão): 20 Minutos

PREPARAÇÃO

Materiais comuns: Não são necessários
Materiais específicos ou exigências prévias:

Não é necessário nenhum material específico ou preparação prévia.

O Jogo das Vacas é um elemento didático inclusivo que requer um espaço amplo e generoso, onde os subgrupos podem estar separados, mas posicionados de forma a poderem ser ouvidos e com visibilidade suficiente para imitar os gestos dos outros subgrupos.

O jogo das vacas não requer preparação do espaço, bastando um mínimo de assiduidade.

Para jogar o Jogo das Vacas com um número elevado de participantes, estes devem ser organizados em subgrupos de cerca de 15 pessoas. Cada subgrupo deve ter a sua própria dupla de facilitadores ou, pelo menos, participantes bem familiarizados com o jogo. Se pretenderem aplicar este jogo, vejam com atenção os vídeos partilhados abaixo.

O Jogo das Vacas é ideal para o período da manhã, quando alguns participantes podem estar atrasados e a atividade tiver de começar. À medida que os participantes vão chegando, podem juntar-se aos seus subgrupos sem interromper o trabalho.

Tempo mínimo necessário para a reflexão: 20 Minutos

ROTEIRO - PASSO A PASSO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

DICAS E PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO

Vamos refletir profundamente sobre a experiência que acabámos de viver em conjunto. Que experiência teve cada um/uma de nós? Que aspetos das nossas vidas, das nossas famílias, do nosso trabalho, das nossas organizações e do nosso país podemos relacionar com ela?

Bola stá na bantaba: , ,

OBJETIVOS E EXEMPLOS AUDIOVISUAIS

Objetivos específicos:

O Jogo das vacas permite uma reflexão sobre a liderança e a necessidade de processos consensuais de tomada de decisão. Como é evidente, um grupo com vários porta-vozes produz confusão, pois nem sempre indicam o mesmo número ou a mesma cor para chamar. Há porta-vozes autoproclamados e há subgrupos que elegem um porta-voz inadequado para a função. Tudo isso tem consequências no processo do jogo e na comunicação com os outros grupos. Os líderes têm poder, mas se não houver legitimidade nem capacidade, a vontade de colaborar no grupo será afetada e a liderança será fraca.

Objetivos gerais: Empatia e conexão, Expressão corporal, Tomada de decisão coletiva, Coordenação e ritmo, Observação e atenção, Confiança no grupo, inclusao: Inclusão