Sentido do voto na Região de Cacheu

Cacheu, no norte da Guiné-Bissau, é uma das regiões mais heterogéneas do país, marcada pela diversidade étnica e religiosa. A economia assenta sobretudo na agricultura e no comércio, enquanto a população, participa ativamente na vida cívica. A região elege 14 deputados e é central para compreender as dinâmicas democráticas nacionais.
Teatro Legislativo – Eleitoral
Nobas / Blog
NOBAS / BLOG Fonti di Paz – a água que não esquece 28/07/2025 MELHORIA NA QUALIDADE DE TRANSMISSÃO DA RÁDIO BEMBA 23/06/2025 Fanadu di Cidadania termina com apelo à justiça e integridade 21/06/2025 Café Jornalístico debate convivência inter-religiosa e comunicação para a paz 19/06/2025 25ºEncontro Nacional Itinerante de CTO-Bissau/Fórum de Paz em Canchungo 25/05/2025 Café […]
Monitoramento comunitário
GKP Baetchan Plentche
25ºEncontro do Conselho de Paz

O 25º Conselho de Paz em Canchungo resultou num forte apelo coletivo por justiça social, segurança, igualdade e reformas democráticas – com recomendações claras às autoridades nacionais e regionais.
25ºEncontro Nacional Itinerante de CTO-Bissau/Fórum de Paz em Canchungo

MONITORAMENTO COMUNITÁRIO LOCAL, BALANÇO DO INTERCÂMBIO TEATRAL E REFORÇO DA COESÃO De 21 a 25 de maio de 2025, decorreu em Canchungo, na Região de Cacheu (Margem Sul), o 25º Encontro Nacional Itinerante da Rede dos Kumpuduris di Paz – o principal encontro de articulação promovido regularmente pelo CTO-Bissau / Fórum de Paz. Este encontro […]
Juntos, decidimos o país
15ºEncontro do Conselho de Paz
Entre armas e silêncios: o roubo de gado que divide comunidades
Armas, vigilância comunitária e desconfiança marcam o quotidiano na margem Sul do rio de Cacheu. O roubo de gado força comunidades a reinventar a proteção coletiva.
Quando a fé divide, o diálogo aproxima
Entre divergências religiosas e sociais, a mediação ajudou a reconstruir pontes e restaurar a confiança comunitária em Canchungo.
Conflito fundiário histórico e mediação intercomunitária
Processo de mediação comunitária sobre um conflito fundiário histórico, marcado por disputas territoriais, decisões judiciais e necessidade de recadastramento.
Quando a liderança divide a comunidade: mediação na ASSOFITA
Processo de mediação que pôs fim à crise de governação da ASSOFITA, restaurou a gestão da escola e protegeu a associação da partidarização.
Força do povo na terra ku no djunta

Em plena campanha eleitoral, comunidades debatem a liberdade de voto face à pressão familiar, promessas grandiosas e estratégias de manipulação.
6ºEncontro do Conselho de Paz