PUBLICAÇÕES

No ano 2022 foi realizado um Estudo abrangente sobre o sentido do voto para o eleitorado da Guiné-Bissau, em colaboração entre a Rede Nacional dos Grupos de Kumpuduris di Paz (RENA KU PAZ) com dois investigadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP).

O Estudo entitulado UDJU RIBA DI NHA VOTU consistiu no levantamento de uma amostra com quase 4000 inquêritos quantitativos em todos os Círculos Eleitorais do país, correspondendo ao 0,5% das e dos eleitores registrados/as em 2018. Para o preenchimento dos inquêritos foram formados 200 inquiridores com ampla diversidade etnica e equilibrio de género, pertencentes aos 11 Grupos de Kumpuduris di Paz, numa série de oficinas que tiveram a duração de quatro (4) dias cada.

Durante a formação, os investigadores João Paulo Pinto Có e Rui Jorge Semedo, realizaram entrevistas qualitativas com grupos focais em cada uma das Regiões administrativas do pais. A publicação dos resultados é prevista ainda em 2024.

Com os grupos de formandos foram abordados vários temas relacionados com o Estudo, como a participação femenina nas esferas de decisão e a separação dos poderes num estado de direito e democrático.

Em conjunto foram levantados os critérios endogenos para considerar os processos eleitorais de LIVRES, JUSTOS e TRANSPARENTES a foi construida uma linha de tempo das eleições legislativas, presidenciais e gerais ocorridas desde a abertura democrática no inicio dos anos 90, com as diferentes intervenções militares, tais como golpes de estado, a Guerra de 7 de Junho (1998/99) e demais quedas de governo e dos parlamentos eleitos.

Em conjunto os Grupos de Teatro do Oprimido afetos aos Grupos de Kumpuduris di Paz regionais, foram levantadas propostas relacionadas com conflitos comunitários causados durante os processos eleitorais. As sessões de Teatro legislativo aconteceram primeiro a nível das regiões e no mesmo ano 2022 ainda em todos os sectores administrativos do pais.