No Dia da Independência, CTO-Bissau / Fórum de Paz e a SINJOTECS lançaram a série Café Jornalístico com o tema: Estado da Nação. No centro do debate estiveram educação, cidadania e Estado de direito – com destaque para desafios estruturais e a necessidade de um novo compromisso cívico.

No dia 24 de setembro de 2024, data que marca o 51º aniversário da proclamação da independência da Guiné-Bissau, realizou-se no espaço Djemberem Boal & Freire do CTO-Bissau / Fórum de Paz a primeira edição do Café Jornalístico, uma nova série de encontros promovida em parceria com a SINJOTECS, a Comissão de Jornalistas do Fórum de Paz e várias rádios parceiras da capital (Rádio Jovem, Rádio Bombolom, Capital FM e Rádio Sol Mansi).
O evento inaugural desta colaboração teve como foco o debate crítico sobre a situação nacional, com três eixos centrais: a educação, a sociedade civil e o Estado de direito. Entre as reflexões partilhadas destacaram-se a persistência de divisões históricas e religiosas, a fragilidade das instituições democráticas face a práticas de força, e a exclusão das populações rurais do sistema educativo. A urgência de uma cidadania ativa e informada foi amplamente sublinhada.

A sessão foi transmitida em direto pela Rádio Bemba di Malafo (FM 100.4 MHz) e via Facebook. No final, CTO-Bissau / Fórum de Paz e SINJOTECS assinaram uma declaração conjunta, formalizando o início de uma cooperação duradoura.