Café Jornalístico discute Reconciliação Nacional e Diálogo

7 de Dezembro de 2024, em colaboração com a SINJOTECS

No Djemberem Boal e Freire, do CTO-Bissau / Fórum de Paz, realizou-se pela terceira vez o Café Jornalístico – uma iniciativa que promove o intercâmbio entre comunicadores, ativistas e sociedade civil. O encontro, desta vez dedicado ao tema da reconciliação nacional e do diálogo, deu-se num momento político delicado: após o adiamento – sine die – das eleições legislativas previstas para 24 de novembro de 2024, em nome da priorização de um processo de reconciliação nacional.

O evento reuniu a SINJOTECS, a Comissão de Jornalistas do Fórum de Paz, convidados da sociedade civil, WANEP-GB e a Liga Guineense dos Direitos Humanos. Como habitual, os debates foram iniciados por intervenções e análises numa mesa redonda no centro do Djemberem pelos painelistas préviamente escolhidos/as, que serviram de ponto de partida para o diálogo alargado com o público qualificado presente, entre quais, colegas jornalistas das rádios comunitárias parceiras do interior do país.

A transmissão em direto pela Rádio Bemba di Malafo (FM 100.4 MHz) levou os ecos do debate a diferentes cantos da Guiné-Bissau, ampliando o alcance deste exercício de escuta mútua e construção coletiva.