Teatro Legislativo – Eleitoral
Sentido do voto na Região de Bolama-Bijagos

A Região de Bolama-Bijagós, território insular da Guiné-Bissau, abrange cerca de 88 ilhas e ilhéus, incluindo os setores de Bolama, Bubaque, Caravela e Uno. Isolada por mar, com difícil mobilidade e logística, reúne comunidades marcadas pela etnia Bijagó e modos de vida fortemente ligados ao ambiente natural. A participação política reflete desafios estruturais e expectativas sobre desenvolvimento, transparência e melhoria das condições de vida.
Estudo: Metodologia
O estudo UDJU RIBA DI NO VOTU foi realizado no âmbito do 14º Passo do projeto Fórum de Paz e resultou de uma iniciativa do Grupo de Teatro do Oprimido (GTO – Bissau), e da sua congénere alemã Weltfriedensdienst e.V. (wfd) em parceria, através dos 11 “Grupos de Kumpuduris di Paz” (11 GKP), estabelecidos em […]
Estudo: Sentido do Voto

Uma análise nacional e regional sobre as práticas e experiências do eleitorado em processos democráticos na Guiné-Bissau.
Olhos atentos, voto consciente
Olhos atentos, voto consciente
Olhos atentos, voto consciente
Olhos atentos, voto consciente
Da fragmentação ao entendimento: mediação na ilha de Wite
Auscultação local e ações graduais para conter práticas destrutivas, apoiar reintegrações e reativar dinâmicas comunitárias.
Conservação e subsistência: consensos locais em Canhabaque
Processo de mediação entre população local, pescadores e gestão do parque para clarificar regras, reduzir tensões e fortalecer a co-gestão ambiental.
Quando a herança divide, o diálogo recompõe
Processo de mediação para resolver conflitos de herança, proteger direitos de viúvas e crianças e restaurar a coesão intrafamiliar.
Uno não é terra de ninguém: acordos à beira-mar
Conversas difíceis, decisões partilhadas e regras claras para proteger lugares sagrados e o ambiente.
Canogo: Mediação comunitária num enclave insular
Processo de mediação entre duas tabancas bijagós para conter violência, restaurar diálogo e criar bases de convivência duradoura.
Nô djubi nô rapada

Um conflito causado por promessas políticas, pressões familiares e o direito de escolher livremente nas eleições.