A Secção de Suzana pertence ao Sector de São Domingos, que é habitado por aproximadamente 30.000 mil habitantes. A 36 quilómetros da cidade de São Domingos, no troço que liga esta vila a de Varela encontra-se a capital da Secção, Suzana, cuja população maioritária é do grupo étnico Felupe; Fulas e Balantas são, respectivamente, os segundos e terceiros mais numerosos.
A agricultura, o comércio de pequena escala e a pesca são principais atividades geradoras de rendimentos económicos. Com exceção da aldeia de Varela, a secção não dispõe de infraestruturas hoteleiras e de restauração.
Apesar de ser uma Secção Administrativa do Sector de São Domingos com alguns (poucos) edifícios da era colonial que funcionam como sede das instituições de estado ali representado, continuam a ser insuficientes para fazer sentir a presença do estado e fazer cumprir as leis que deveriam orientar o quotidiano dos habitantes da zona.
Criou-se uma má relação entre Régulos e os Comités das diferentes tabancas desta Secção, depois de os Régulos terem recebido uma certa quantidade de motorizadas nas mãos de um candidato a deputado no circulo eleitoral 21.
A oferta das motas por parte deste candidato aspirante reforçou a mentalidade monárquica na zona, em que os comités, que representam o estado, ficariam subordinados ao poder tradicional e passaram a ser vistos como “mininus di mandadu” dos Régulos”, em vez de continuarem a ser parceiros e a trabalharem para fortificar a coesão interna, a paz e a democracia.
No âmbito do cumprimento das suas missões enquanto gestor, mediador e transformador pacífico dos conflitos, UTCHOKOORAL – Grupo de Kumpuduris de Paz de Suzana, previu e realizou:
Na tentativa de obter os objectivos que nortearam a realização dos encontros de auscultação, de mediação, transformação e busca consensual dos entendimentos sobre este conflito ligado a disputa de interesses, as partes apontaram como possíveis soluções os seguintes:
Com base nos trabalhos levados a cabo no terreno, foram atingidos os seguintes resultados:
O conflito parece acalmado, mas não está ainda resolvido, pelo que permanece latente, devido à reivindicação de supremacia dos Régulos em relação aos Comités. De acordo com as lições tiradas deste desentendimento comunitário, UTCHOKOORAL enquanto organização que trabalha na promoção da paz social, concórdia e bem estar comunitária, recomenda: