Bairro Militar é um dos bairros mais populosos da capital, Bissau, com cerca de 32.000 habitantes, segundo dados do senso de 2009. Situa-se no nordeste desta cidade. Limita com os bairros de Ajuda 1º fase, Antula e Háfia. É habitado de forma multiétnica pelos Mandingas, Biafadas, Fulas, Manjacos, Balantas, Felupes, entre outras.
A Rede das Associações Juvenis do Bairro Militar (RAJ) foi fundada em 5 de Janeiro de 2005, em Bissau, concretamente, no Bairro Militar onde se encontra sedeada. A sua criação teve origem na convergência das associações juvenis e algumas pessoas singulares desse bairro na organização de um carnaval, na mesma localidade.
Os primeiros registos sobre este conflito foram abordados fora do terreno, na sequência dos encontros de formação e de capacitação realizados pelo Projeto Fórum de Paz, no quadro de serviço civil para a paz em curso no país.
De acordo com os registos, compreende-se que a divisão interna na RAJ – Rede das Associações Juvenis do Bairro Militar – teve as seguintes causas e consequências:
No quadro deste conflito o Finka Firkidja efetuou:
No terreno, de acordo com os contactos tidos com as partes discordantes no conflito, compreendeu-se que:
Os auscultados ao longo dos contactos levados ao cabo pelo GKP de Bissau, propuseram:
Dos resultados conseguidos por intervenientes (Instituto da Juventude, Rede Nacional das Associações Juvenis, Conselho Nacional da Juventude e Finka Firkidja) nas mediações do conflito da RAJ, as ações realizadas pelo Finka Firkidja foram determinantes na ajuda ao seu apaziguamento e ao estreitamento dos laços antes afectados, onde se destacam: