GKP San-Bontche

SAN-BONTCHE, o que significa na língua Balanta BOA CONVERSA, é o nome do Grupo de Kumpuduris de Paz da Região de Oio, que foi criado no âmbito das formações do projeto Fórum de Paz entre 2014-2017, incluindo fases teóricas, práticas assim como o trabalho em redes.
SAN BONTCHE realiza as suas ações na Região de Oio, com cerca de 215.259 habitantes (censo 2009). Constituída de 5 (cinco) setores habitada pelos seguintes grupos etnias: Balanta, Mandinga, Fulas, Balantas Manes, Manjacos, Beafadas, Mansoncas e sendo provavelmente os Balantas, Mandingas e Fulas os grupos maioritárias. A agricultura, a pesca, a criação dos gados, o artesanato, são as atividades económicas mais predominantes.

SAN BONTCHE é uma estrutura constituída pela seleção das pessoas vindas de 5 (cinco) Setores da Região de Oio e pertencem a diferentes organizações da Sociedade Civil, Professores, Jornalistas, Animadores Comunitários, Líderes de opinião, entre outras figuras de diferentes idades e das diversas crenças religiosas.

SAN BONTCHE dispõe de um Grupo formado na metodologia de Teatro do Oprimido.

Canoa amarela

Estruturas sociais atuais

A Assembleia Geral Ordinária, realizada aos 16 dias do mês de Março de 2024 em Mansoa, concedeu um mandato de dois anos aos titulares das seguintes estruturas:

Canoa verde

Conselho de Coordenação

Presidente:
Iony A.Tamba Nsigue
Vice-Presidente:
Cherno Amido Djaló
Secretário:
Psolé Na Saue

Canoa vermelha

Coordenação

Coordenador:
António Tchuda
Secretário:
Tcherno Quadé
Tesoureira:
Fatumata Queita

O grupo de teatro do Oprimido GTO-San-Bontche é coordenado por Arnaldo Bala.