Além de procurarmos observar os principais motivos que influenciam os eleitores a votarem ou não num determinado partido nas eleições, foi também o nosso propósito averiguar o nível de confiança nas promessas eleitorais. E num universo de 203 eleitores entrevistados, 65% afirmam que não acreditam nas promessas eleitorais dos candidatos e 35% afirmam acreditar nas promessas.
Além da preocupação de observar os principais motivos que influenciam os eleitores a votarem ou não num determinado partido nas eleições, também se tem o propósito de averiguar o nível de confiança nas promessas eleitorais. E num universo de 203 eleitores entrevistados, 65% atestam descrédito total nas promessas eleitorais dos candidatos e 35% enfatizam o contrário.
Tal como os eleitores entrevistados, os participantes do grupo focal também não creem nas promessas feitas pelos partidos durante o período da campanha eleitoral. A título ilustrativo daquilo que é o sentimento da maioria, atenham-se à intervenção de um dos participantes:
(…) tudo que nos dizem vai sempre para estaca zero. Porque se é com as promessas que um país se desenvolve, a Guine Bissau estaria a frente da Suíça no desenvolvimento. Quando não conseguirem cumprir as suas promessas tiram desculpas que não foram deixados concluir o mandato. Eu particularmente não acredito nas promessas porque nenhuma delas foi cumprida durante todo esse tempo. Se tiver uma que já foi cumprida gostaria que alguém me dissesse. As promessas de construção de pontes, estradas de Biombo, escolas e centros de saúde grátis todas elas ficaram como mão de sal em água. Apenas fazem promessas e quando ganham esquecem-se tudo. Depois mandam autoridades policiais para nos bater (…).
Participante Nº2, Quinhamel • Entrevista de grupo focal • 2022-08-10
Ainda durante a sessão do grupo focal, um participante exprimiu a sua revolta em relação às promessas feitas durante a campanha eleitoral:
(…) Já estamos cansados das promessas, por isso não vale a pena estarmos a repetir a mesma coisa. Não passa como alguém diz aqui, a fome leva o povo aceitar promessa só por ter recebido alguma coisa do candidato. Mas o único candidato que pode ajudar é aquele que tem pena do povo.
Participante Nº5, Quinhamel • Entrevista de grupo focal • 2022-08-10
Conforme mencionado, foram muitas as promessas feitas pelos partidos e candidatos, mas que nunca foram cumpridas. Os eleitores já não confiam nas justificativas, desejam apenas a implementação de políticas públicas favoráveis que melhorem suas condições de vida.