A Rádio Bemba di Malafo foi inaugurada no dia 30 de Janeiro de 2024 e é gerida entre a comunidade de Malafo, Jóvens voluntários/as e a Comissão de Jornalistas Kumpuduris di Paz e Rádios Comunitárias parceiras do Fórum de Paz.

ESTATUTO EDITORIAL DA RÁDIO BEMBA DI MALAFO

1 – A Rádio Bemba di Malafo (RBM) é situada em Malafo, na região de Oio. É uma estação emissora de caráter comunitário, educativo e laico que visa contribuir para a sensibilização para a paz, transformação pacífica de conflitos e cidadania ativa. Trata-se de um canal de comunicação que forma e informa comunidades e jovens na área de uma comunicação dialógica, pacífica e construtiva.

2 – A RBM é uma estação comunitária de radiodifusão que se orienta pelos princípios da liberdade de expressão e de informação, do pluralismo, da independência e do exercicio da cidadania ativa, em defesa dos valores democráticos, dos direitos humanos e do interesse público.

3 – A RBM é um canal de comunicação e formação que privilegia, no seu conteúdo, a informação de qualidade, isenta, rigorosa e diversificada, e rege-se pelos valores éticos e deontológicos do jornalismo.

4 – A RBM assume-se como independente de qualquer doutrina ou ordem ideologia, política ou económica, de partidos ou associações políticas.

5 – A RBM compromete-se, pela totalidade dos seus conteúdos ao reforço e construção de uma cultura de paz, resolução pacífica de conflitos, despertar os ouvintes para um exercicio ativo da cidadania e dos direitos humanos. A RBM promove a livre expressão de ideias, o rigor informativo e a distinção clara entre informação e opinião.

6 – A RBM obriga-se a realizar as suas atividades dentro do respeito pelos princípios constitucionais e legais, bem como os princípios da ética profissional, o Código Deontológico, a lei de imprensa e as demais leis e normas referentes ao setor da comunicação e jornalismo, sempre com sentido de responsabilidade, recusando veementemente quaisquer incitamentos à prática de crimes ou à violação de direitos fundamentais, bem como incitação ao ódio, baseado no tribalismo, religião, género ou cultura.

7 – A RBM compromete-se a exercer um jornalismo exigente, transparente e de qualidade, recusando o sensacionalismo e a desinformação.

8 – A RBM considera que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia e que a inclusão das comunidades no acesso à informação de qualidade é condição para o exercicio informado dos seus direitos e para a consolidação da paz.

9 – A linha editorial da RBM defende a liberdade de formação e informação e possui caráter pedagógico, para a difusão de conteúdo de interesse comunitário, cultural, educativo, académico, com vista a promover a cidadania, divulgar conteúdos e projetos de interesse das comunidades e sensibilizar para a paz e resolução pacifica de conflitos.