A única exigência prévia é que os participantes conheçam, pelo menos, alguns dos nomes representados no grupo. Os restantes nomes podem ser assimilados de forma lúdica durante o jogo.
A atividade pode ser realizada em qualquer espaço onde um grupo de tamanho médio possa estar junto, por exemplo, numa sala de aula, debaixo de uma mangueira, num autocarro ou numa canoa.
O jogo “Atenção, Concentração” não requer preparação do espaço, bastando um mínimo de assiduidade e liberdade para se poderem bater palmas, podendo ser iniciado em qualquer momento que se julgar oportuno.
ROTEIRO - PASSO A PASSO
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
DICAS E PERGUNTAS PARA A REFLEXÃO
Vamos refletir profundamente sobre a experiência que acabámos de viver em conjunto. Que experiência teve cada um/uma de nós? Que aspetos das nossas vidas, das nossas famílias, do nosso trabalho, das nossas organizações e do nosso país podemos relacionar com ela?
Este jogo pode proporcionar uma reflexão, mas também pode servir apenas para concentrar a atenção no momento e no espaço de trabalho ou para acordar os sentidos. Também ajuda a lidar melhor com as falhas e a criar mais tolerância à crítica construtiva.
Objetivos gerais: Empatia e conexão, Autoconhecimento, Escuta ativa, Confiança no grupo